sexta-feira, 30 de novembro de 2012


Palhetas, violão, roupa suja em cima da cama. O guarda roupa com as portas abertas, o espelho embaçado, o computador ligado e a musica. Ah, a musica. Ou seria essa? O, a, os, as, essa musica realmente necessita de artigos definidos. Pensei em chorar, pensei em levantar e ir limpar o espelho, pensei em escrever uma cara, uma cronica, um email pro Gabito Nunes. Fechei os olhos.
Cara, musicas realmente sofrem uma influencia incrivel sobre meu estado de humor. Se ouço Legião Urbana choro por três dias. Se ouço Nirvana quero mudar o mundo.
As vezes penso que a música me salva, me limita, me completa enquanto arranca coisas de mim que eu nem sabia que existiam. Penso que a música me define mesmo quando tenho a absoluta certeza de que nada nesse mundo é o suficiente pra se definir alguém.


Um dia vai dar certo, ah vai. Mas antes disso vai dar tudo errado. Tudo. Você vai se decepcionar com as pessoas que mais gosta. Vai tirar notas ruins mesmo tendo passado a noite estudando. Vai brigar com a sua mãe. Vai cortar o cabelo e achar que ficou horrível. Vai ver o namorado com a sua melhor amiga. Vai perder pessoas que ama. Vai cair de cara no chão. De novo. E de novo. E quando você não tiver mais forças pra se levantar, vai aparecer alguém pra dar a mão e te levantar. É ele. Deu certo.
Tati Bernardi


Sempre é preciso saber
quando uma etapa chega ao final.

Se insistirmos em permanecer nela
mais do que o tempo necessário,
perdemos a alegria
e o sentido
das outras etapas que precisamos viver.

Encerrando ciclos,
fechando portas,
terminando capítulos,
não importa o nome que damos.
O que importa é deixar no passado
os momentos da vida que já se acabaram.

Foi despedido do trabalho?
Terminou uma relação?
Deixou a casa dos pais?
Partiu para viver em outro país?
A amizade tão longamente cultivada
desapareceu sem explicações?
Você pode passar muito tempo
se perguntando por que isso aconteceu.
Pode dizer para si mesmo
que não dará mais um passo
enquanto não entender as razões
que levaram certas coisas,
que eram tão importantes e sólidas em sua vida,
serem subitamente transformadas em pó.

Mas tal atitude
será um desgaste imenso para todos:
seus pais, seu marido ou sua esposa,
seus amigos, seus filhos, sua irmã...
Todos estarão encerrando capítulos,
virando a folha,
seguindo adiante,
e todos sofrerão ao ver que você está parado.

Ninguém pode estar ao mesmo tempo
no presente e no passado,
nem mesmo quando tentamos
entender as coisas que acontecem conosco.

O que passou não voltará:
não podemos ser eternamente meninos,
adolescentes tardios,
filhos que se sentem culpados
ou rancorosos com os pais,
amantes que revivem
noite e dia
uma ligação com quem já foi embora
e não tem a menor intenção de voltar.

As coisas passam
e o melhor que fazemos
é deixar que elas realmente possam ir embora.

Por isso é tão importante
(por mais doloroso que seja!)
destruir recordações,
mudar de casa,
dar muitas coisas para orfanatos,
vender ou doar os livros que tem.

Tudo neste mundo visível
é uma manifestação do mundo invisível,
do que está acontecendo em nosso coração
e o desfazer-se de certas lembranças
significa também abrir espaço
para que outras tomem o seu lugar.
Deixar ir embora.
Soltar.
Desprender-se.
Ninguém está jogando
nesta vida com cartas marcadas.
Portanto, às vezes ganhamos e às vezes perdemos.

Não espere que devolvam algo,
não espere que reconheçam seu esforço,
que descubram seu gênio,
que entendam seu amor.

Pare de ligar sua televisão emocional
e assistir sempre ao mesmo programa,
que mostra como você sofreu com determinada perda:
isso o estará apenas envenenando
e nada mais.

Não há nada mais perigoso
que rompimentos amorosos que não são aceitos,
promessas de emprego
que não têm data marcada para começar,
decisões que sempre são adiadas
em nome do "momento ideal".

Antes de começar um capítulo novo
é preciso terminar o antigo:
diga a si mesmo que o que passou,
jamais voltará.

Lembre-se de que houve uma época
em que podia viver sem aquilo,
sem aquela pessoa...
Nada é insubstituível,
um hábito não é uma necessidade.

Pode parecer óbvio,
pode mesmo ser difícil,
mas é muito importante.

Encerrando ciclos.
Não por causa do orgulho,
por incapacidade, ou por soberba.
Mas porque simplesmente
aquilo já não se encaixa mais na sua vida.

Feche a porta,
mude o disco,
limpe a casa,
sacuda a poeira.

Deixe de ser quem era, e se transforme em quem é.
 
- Paulo Coelho

domingo, 25 de novembro de 2012


EX NAMORADOS: POR QUE INSISTIR? Me incomoda essa mania que nós mulheres temos de sempre querer insistir naquilo que já sabemos que não dá certo. Quem explica a nossa vontade de sempre voltar para o famoso ”ex namorado” e tentar consertar todos erros do passado? Nem Freud conseguiu isso! Mas quer saber? Isso é medo, é sim. Medo de ficar sozinha, medo de sair à procura, medo de que o próximo seja pi
or ainda. Terminar relacionamentos nunca é fácil, sei bem disso. Mas vamos pensar juntas ok? Se ele terminou com você, terminou por algum motivo. Seja porque não gosta mais, porque está afim de outra, porque o namoro não é mais o mesmo, porque ele virou gay, etc. Quando você quiser voltar com seu ex namorado, pare e pense: “Por que eu vou voltar com alguém que um dia já disse que não gosta de mim como antes?” “Por que eu vou voltar com alguém que me largou pra ficar com outra?” “Por que eu vou voltar com alguém que terminou comigo para curtir a vida de solteiro?”. Porque é isso meninas! Quem termina sempre tem um motivo, e é esse motivo que deve te motivar a nunca mais querer essa pessoa. É questão de amor próprio, de se valorizar. Conheço um casal que ilustra bem o que estou dizendo: o cara termina com a garota pra ficar solteiro, curte um mês e pede pra voltar. E sabem o que ela faz? Volta. Isso é falta de respeito consigo mesma, fala sério!
“Ah mas e se eu tiver terminado e me arrepender depois? Posso voltar né?” Poder você pode. Mas cá pra nós, você terminou por um bom motivo. Por algo que te incomodava e estava ficando insuportável de aturar. Dica? Não é porque a pessoa ficou um tempo afastada que quer dizer que ela mudou da água pro vinho. O cara canalha vai continuar sendo um canalha, o indeciso vai continuar sendo indeciso e aquele que te traiu vai continuar te traindo. O passado é passado por um bom motivo.
Sei que é muito mais fácil apertar a discagem rápida do seu celular do que sair para conhecer novas pessoas. Sei que é muito mais seguro estar com alguém que você já conhece todos os defeitos do que estar com alguém totalmente desconhecido. Mas por que ir pelo caminho mais fácil e mais seguro? Não devemos ter medo de cair de cara no chão! Nós mulheres temos que superar esse medo de conhecer novas pessoas, de ter novas experiências e sentir novos perfumes. Não há sensação melhor do que a de se livrar de um babaca que nos fez sofrer! Sair com as amigas, se divertir, assistir um filme e um dia sem querer topar com um cara incrível na rua e ficar pensando nele durante horas. A vida é assim, gosta de surpreender. Mas ela só vai te surpreender se você der essa chance a ela. Ficar insistindo em ex namorado não vai te levar a lugar nenhum, ou melhor, vai te levar a todos os lugares que você já está cansada de ir. Você vai se arrepender de ter acreditado de novo, e de novo, e de novo.
Ex namorado é como ler um livro pela segunda vez, a história não muda por mais que você queira que mude.


(Isabela Freitas)

 

Lá estava ela... com a maquiagem borrada, os olhos vermelhos, bêbada e com o celular na mão, pronta pra discar pela milésima vez o número dele na esperança de que não caísse de novo na caixa postal.
Coitada, não passa de uma mendiga implorando por restos, vivendo de esmolas ou de qualquer coisa que lhe seja dada como milho jogado as galinhas. Não via que de todas as formas de mendicância, a de amo
r é a mais lastimável. Sujeitava o coração as migalhas que ele concedia quando achava interessante, sonhava com telefonemas que não vinham, com declarações que nunca cogitaram existir e um romance que jamais ousou passar pela cabeça dele.
Não julgo esse tipo de mulher, porque eu acho que todo mundo é um pouco mendigo do amor de alguém pelo menos uma vez na vida. Só que um dia a gente sai da miséria, ganha ambição, procura mais, visa lucro... e lucro é casa, comida, roupa lavada, cinema de mãos dadas, filhos e felizes para sempre. A gente se valoriza, deixa de lado a falta e dá boas vindas a abundância de amor, amor por nós mesmas.
Acontece que infelizmente existem mulheres como ela, que não superam nunca, são incapazes de se dar uma chance. E quando o telefone dá caixa postal pela milésima primeira vez, ela decide partir pra outra. E desde que elas não os achem partem mesmo, até encontrar o próximo e bis na história. Ela chora no ombro da amiga e diz que os homens são todos iguais, talvez sejam mesmo, mas ela também continuou sendo a mesma digna de muita piedade e nenhum amor.
Ela mudou de homem, mas não mudou de estratégia, não sacudiu a poeira nem pra de baixo do tapete, não saiu com amigas, não se admirou em frente ao espelho por mais de 2 minutos, não paquerou vários carinhas pra descobrir que ninguém é insubstituível, não dedicou o tempo só a si mesmo. Continuou pedinte, enquanto eu enchia o peito de vontade de gritar no ouvido dela: Mulher... te valoriza criatura!


(Amanda Teles)


Se um homem te quer ele demonstra. Se um homem te quer ele não vai ter medo de te apresentar para os amigos. Se um homem te quer ele não vai ter receio de ir na sua casa no domingo à tarde, quando toda a sua família está reunida na sala vendo o Faustão. Se um homem te quer ele vai assistir filmes de mulherzinha. Ele vai saber a marca de absorvente que você usa. Ele vai entender que a TPM deixa as
mulheres malucas. E ele vai cuidar para não te deixar mais maluca ainda. Se um homem te quer ele te ouve. E te consola. E te dá apoio. E te dá conselho. Se um homem te quer ele não vai esquecer das coisas que são importantes para você. Se um homem te quer ele vai saber que você prefere Coca a Pepsi. Se um homem te quer ele vai entender que o seu não é sim. E que às vezes você é atrapalhada e fala o que não deve. Se um homem te quer ele não vai arrumar desculpas para não te ver. Se um homem te quer ele sabe exatamente o que te magoa. Se um homem te quer não vai te magoar de propósito. Se um homem te quer vai gostar de andar de mãos dadas, corpo colado, peito encostado. Se um homem te quer ele não vai mentir, enganar ou ferir. Se um homem te quer não tem ex que atrapalhe, não tem filho do primeiro casamento que separe, não tem amigo que afaste, não tem família que não goste. Se um homem te quer ele nunca vai fazer você se sentir um lixo de mulher.
 
Clarissa Corrêa.


Enquanto a maioria das mulheres sonham com amores perfeitos, homens que abrem a porta do carro, mandam flores e pagam a conta, eu vivo a realidade das baladas intermináveis, das cervejas geladas e da minha independência. Eu prefiro dançar uma noite inteira, do que discutir uma relação por horas, eu prefiro sentar em um barzinho, falando abobrinhas com meus amigos do que bater boca. Afinal, nós também podemos desligar o celular quando estamos com nossas amigas, dar um tempo para encher a cara, olhar para os homens bonitos na rua. Já se foi a ilusão desse ideal de homem, a vida agora é outra. Os tempos mudam, a gente também.

sábado, 24 de novembro de 2012


"É melhor você ter uma mulher engraçada do que linda, que sempre te acompanha nas festas, adora uma cerveja, gosta de futebol, prefere andar de chinelo e vestidinho, ou então calça jeans desbotada e camiseta básica, faz academia quando dá, come carne, é simpática, não liga pra grana, só quer uma vida tranquila e saudável, é desencanada e adora dar risada.
Do que ter uma mulher perfeitinha, que não

curte nada, se veste feito um manequim de vitrine, nunca toma porre e só sabe contar até quinze, que é até onde chega a sequência de bíceps e tríceps.
Legal mesmo é mulher de verdade. E daí se ela tem celulite?
O senso de humor compensa. Pode ter uns quilinhos a mais, mas é uma ótima companheira. Pode até ser meio mal educada quando você larga a cueca no meio da sala, mas e daí? Porque celulite, gordurinhas e desorganização têm solução. Mas ainda não criaram um remédio pra futilidade!”

Arnaldo Jabor


“Preciso muito que alguma coisa muito boa aconteça na minha vida. Alguma coisa, alguma pessoa. Acho que tenho medo de não conseguir deixar que o passado seja passado, de aceitar verdades pela metade, de viver de ilusão. Eu preciso muito deixar acontecer o momento da renovação, trocar de pele, mudar de cor. Tenho sentido necessidades do novo, não importa o quê, mais que seja novo, nem que sejam os problemas. Preciso deixar a casa vazia para receber a nova mobília. Fazer a faxina da mente, da alma, do corpo e do coração. Demolir as ruínas e construir qualquer coisa nova, quem sabe um castelo.”


Depois de sonhar tantos anos, de fazer tantos planos de um futuro pra nós. Depois de tantos desenganos, nós nos abandonamos como tantos casais. Quero que você seja feliz. Hei de ser feliz também. Depois de varar madrugada esperando por nada, de arrastar-me no chão em vão, tu viraste-me as costas, não me deu as respostas que eu preciso escutar. Quero que você seja melhor. Hei de ser melhor também.
Nós dois já tivemos momentos, mas passou nosso tempo. Não podemos negar, foi bom, nós fizemos histórias pra ficar na memória e nos acompanhar. Quero que você viva sem mim, eu vou conseguir também. Depois de aceitarmos os fatos, vou trocar seus retratos pelos de um outro alguém. Meu bem, vamos ter liberdade para amar à vontade sem trair mais ninguém. Quero que você seja feliz. Hei de ser feliz também, depois.

Marisa Monte


Me admira o pensamento ignorante de alguns seres masculinos em acreditar, realmente, que uma mulher decente que se preze prefere músculos definidos a uma conversa inteligente, descontraída daquele jeito cheio de sacadas rápidas e bem pensadas ou charmosa, onde o que se tem a falar não termina nunca e palavra sob palavra, e as atitudes. Inteligência é afrodisíaco sim. Bem mais que barriga de tanqui
nho ou panturrilha enrijecida. Querer estar bem com o próprio corpo, se manter saudável e com uma boa aparência, algo que num primeiro momento ajuda bastante. Contudo, de que adianta uma embalagem tão apetitosa, fortalecida e embelezada, se o conteúdo, quando avaliado mais a fundo prende apenas por poucos minutos? Saúde é importante, legal é ter quem se cuide e se goste ao lado, porém um pedido, quase uma súplica: homens, desenvolvam mais o cérebro e menos os músculos.
 
(Camila Paier)


Tudo na vida tem seu fim. Até o relacionamento mais perfeito e duradouro um dia acaba, afinal, ninguém é eterno né? Aceite que etapas acabam para que outras comecem. Veja a vida com outros olhos, esqueça o passado, dê um sorriso e se prepare para o presente. Foque em alguma atividade, algo que te faça bem, que te faça crescer (...) Não importa o que você faça, mas faça algo que ocupe seu tempo e s
ua mente. Que te faça bem e te faça esquecer os problemas. Mente ocupada não tem tempo para pensar em mágoas e ressentimentos. Não se preocupe em achar alguém de imediato, deixe que a vida aconteça. Aproveite seu tempo sozinha para aprender a se amar, se valorizar, ser mais você. Isso é dar a volta por cima. Sem joguinhos, sem indiretas e sem mistérios. Apenas siga seu próprio caminho, com um sorriso no rosto e o passado para trás.

— Isabela Freitas


Hoje em dia nem ligo mais para essas amigas falsas. Elas se reproduzem igual praga e estão por todos os lugares. Me chamou de lindinha eu chamo de lindona. Falou que minha roupa está linda eu falo que as havaianas velhas dela estão um arraso. Disse que não sabe se meu namorado gosta mesmo de mim eu digo com um sorriso "pior você que nem tem". Vem me perguntar com deboche do fim de semana eu pergunto como foi o dela sozinha em casa. Pergunta quanto eu tirei na prova , mostro meu 10 e pergunto como vai a recuperação. Elogiou minha bolsa nova eu falo com prazer "Às ordens queridinha!" Um viva à falsidade recíproca! Quer ser falsa? Eu sou 10 vezes mais. Cuidado.

(Isabela Freitas)


"Houve uma mudança de planos e eu me sinto incrivelmente leve e feliz. Descobri tantas coisas. Tantas, Tantas. Existe tanta coisa mais importante nessa vida que sofrer por amor. Que viver um amor. Tantos amigos. Tantos lugares. Tantas frases e livros e sentidos. Tantas pessoas novas. Indo. Vindo. Tenho só um mundo pela frente. E olhe pra ele. Olhe o mundo! É tão pequeno diante de tudo o que sinto. Não dá mais para ocupar o mesmo espaço. Meu tempo não se mede em relógios. E a vida lá fora, me chama..."


" Ela não quer um namorado... Ela quer um Homem. Daqueles capazes de reconhecer os valores que ela tem. Só os Homens de verdade são capazes de reconhecer Mulheres que valem a pena... Que valem o empenho e tudo pra faze-la se sentir bem, forte, ...desejada, respeitada e amada de verdade. Ela quer um Homem que a veja com olhos de verdade e afeto. Quer ser ela mesma, pois já abriu mão demais e agora o
que ela precisa é não precisar de quem não reconhece suas qualidades. Descobriu que não precisa passar por situações lamentáveis que a privou de ver amigos e viver emoções. Ela quer sem precisar... Quer ser egoísta pra aprender dividir. No fundo, ela não quer um menino... Ela quer um companheiro que seja Homem suficiente pra ser só dela."

(Flávio Machado)


Nasci pra ser livre, mas preciso saber pra onde voltar. Gosto do meu aconchego, meu porto-seguro, minha paz. E encontro tudo isso na minha família. Descobri que o amor só vem quando a gente começa a curtir a própria companhia, afinal, para se entregar para alguém é preciso saber exatamente quem você é (e ainda assim ser feliz).

(Clarissa Corrêa)

 

O fim do mundo não é no dia 21 de dezembro de 2012. O fim do mundo são os arrastões e assassinatos em São Paulo. É a onda de violência em Santa Catarina. É o furacão em NY. É o goleiro que manda matar a mãe do filho. É a bala perdida que mata a criança. É a mulher que mata a pauladas o cachorro. São os ataques terroristas que matam inocentes. É o aluno que agride o professor. É o professor que agride o aluno. São os adolescentes que planejam matar o colega. É quem ainda joga lixo na rua. São as brigas entre torcidas. É a menina que é estuprada dentro do ônibus. É o ladrão que tem regalias na prisão. É o político que rouba na maior cara de pau. É quem vê um acidente e não presta socorro. É quem presencia uma injustiça e não faz nada. É quem age com imprudência no trânsito. É quem age de má fé na vida. Por isso, o fim do mundo é todo dia.

(Clarissa Corrêa)

sexta-feira, 23 de novembro de 2012


“Já me perguntaram algumas vezes: o que eu faço? E eu digo: não faz nada. Não precisa se montar, decorar um texto, falar pausadamente na frente do espelho, ensaiar a cena, viajar em busca da palavra perfeita. A gente tem que ser a gente. Eu tenho que ser eu. Você tem que ser você. Por mais estranho, maluco, curioso e engraçado que isso seja.”

— Clarissa Corrêa


“Ela sempre será a única. Você pode olhar pro lado, e achar outra mais atraente, pode se cansar de ouvir a voz da mesma pessoa por meses, pode querer encarar outra rotina (na qual ela não esteja presente), pode até mesmo se cansar da beleza natural que aquele lindo sorriso proporciona. Mas, ela sempre será única. Ela foi a única que cuidou de você de um jeito único. Ela sempre esteve ao seu lado, mesmo quando você não mereceu. Ela sempre te deu todo amor que você merecia - até mesmo o que não merecia -. E se realmente um dia se cansar dela, daqui 20 anos quando alguém chamar por seu nome, a imagem dela virá em sua mente como uma nostalgia, e você sentirá saudade. E saudade, não é nada. O agora, é você quem faz. Cuide de quem te dá tudo, cuide do seu amor, cuide dela.”


“Então é isso. Acabou, terminou, game over. Vai chorar? Comer brigadeiro? Ver filme de romance? Claro que não. Você vai estudar, malhar, sair com as amigas. Você vai seguir sua vida normalmente. Você vai conhecer gente nova, gente melhor do que ele, aliás. Viva no presente, esqueça do passado, sem expectativas para o futuro. Esqueça que um dia você conheceu alguém que já te fez chorar. Se não deu certo, não era pra dar. Paciência. Não é o fim do mundo. Ele é só um cara, e você já esqueceu outros caras antes. Então por favor, desapega e releva, vai.”

— Uma dose de amnésia e duas de desapego, por favor.


“Uma voz dentro de mim soluça: “Veja só, foi nisso que você se transformou. Está rodeada por opiniões negativas, olhares desanimados e rostos zombeteiros, pessoas que não gostam de você, e tudo porque não escuta o conselho de sua metade melhor.” Acredite, eu gostaria de escutar, mas não dá certo, porque, se eu ficar quieta e séria, todo mundo acha que estou representando outro papel e tenho de me salvar com uma piada; nem estou falando da minha família, que presume que estou doente, me enche de aspirina e sedativos, sente meu pescoço e minha testa para ver se estou com febre, pergunta sobre o movimentos intestinais e me critica por estar mal humorada, até eu não aguentar mais, porque quando todo mundo começa a me chatear, fico irritada, e depois triste, a parte má do lado de fora e a boa do lado de dentro, e tento achar um modo de me transformar no que poderia ser e no que gostaria de ser se… se não houvesse mais ninguém no mundo.”

— O Diário de Anne Frank.


“Hoje eu acordei me sentindo mal. Queria desabafar mas já sabia que não conseguiria tocar no assunto com ninguém. Resolvi escrever, não aqueles textos de amor que eu estou acostumada, mas sim alguma mais profundo que diga claramente o que eu estou sentindo. Daí eu percebi que nem eu mesma sei o que eu estou sentindo, estou confusa, traumatizada, me sentindo sozinha num lugar cheio. Parece que arrancaram um pedaço de mim, estou incompleta e nao sei até quando eu vou ficar assim. Aliás eu não sei de nada, não sei como me sinto, não sei como agir, não sei o que fazer… Mas tenho vontades. Uma delas é me desligar do mundo, fugir. Queria que tudo mudasse, queria voltar ao passado, essa nostalgia amarga tá acabando comigo. Tudo estava dando certo, e eu já desconfiava que estava perfeito demais. Normalmente é assim, a felicidade nunca chega pra ficar, no máximo ela toca a campainha e sai correndo.”

— Mas vou cuidar de mim, e nada vai abalar a minha fé.


“Eu sei que ele é a unica pessoa que me aguenta nos dias de TPM. E meus dias de TPM não são tão exatos assim. As vezes isso dura o mês inteiro, e adivinha? Ele aguenta tudo, tudinho. Todas minhas pirraças, mimos, dramas e meus sentimentalismos fora de hora. Ele sabe que eu faço piada de tudo, até quando ele fala sério comigo, e mesmo assim, ele me aguenta. Mesmo ele me dizendo que não faz esforço nenhum pra ”me aguentar”, eu sei que sou uma pessoa difícil de lidar, e talvez seja por esse motivo, por eu me conhecer tão bem, e por saber também que ele me conhece melhor do que eu mesma, eu acredite, sem duvidas, que ele me ama de verdade.”

— Promisse, 108 dias com Sean.



“— Eu te amo.
— Eu também te amo.
— Quero dizer porque te amo.
— É que está chovendo… tá sentindo?
— Preciso dizer, e você tem que escutar. Eu te amo desde que te conheci. Mas não me permiti sentir isso verdadeiramente, até hoje. Eu estava sempre um passo á frente, tomando decisões pra me livrar do medo. Mas hoje, pelo que aprendi com você, hoje, cada escolha foi diferente e a minha vida mudou completamente. Eu aprendi, que quando se faz isso, vive-se inteiramente. E não importa se você tem cinco minutos ou cinquenta anos. Samantha, se não fosse por hoje, por você, eu nunca conheceria o amor. Então obrigada por ser a pessoa que me ensinou a amar e ser amado.
— Eu não sei o que dizer.
— Não precisa dizer nada… eu só queria te dizer isso.”


— Antes Que O Dia Termine.


“Você sente falta, eu sei que sente. Pode até andar por aí soltando gargalhadas e fingindo se divertir, tudo isso pra todos acharem que não se importa com o passado, mas eu sei que quando volta pra casa sozinha lembra de tudo. Sei que esse vazio no teu peito é saudade, que pra tentar fugir disso foi em busca de coisas diferentes, mas os vinte amigos novos que encontrou são iguaizinhos os vinte amigos velhos que você tinha, e te fazem lembrar. Os meninos que agora correm atrás de você não conseguem te preencher e nem te fazer esquecer. Era tua vida, era boa, teus sorrisos eram sinceros, não havia dor, só que tudo desmoronou, e agora você vive assim, vazia.”

— Ana Mercy.


“Vou dizer uma coisa banal: sem o mito do amanhã não existiríamos. Não fora o amanhã secaríamos à beira dos caminhos. O amanhã é que fermenta o hoje, que fermenta o ontem. Por que migram as aves sobre os oceanos? Por que os peixes sobem cachoeiras procurando as nascentes do futuro? Os animais, aves e insetos ao redor, nos dão lição de aurora. A trepadeira no terraço, que avança dois-três centímetros cada jornada, seguindo o fio de náilon do tempo, me ensina a direção das coisas. O vento sopra pelas costas de suas folhas e ela navega verde na pilastra como uma caravela reinventando seu concreto mar. O suicida é o que decretou a morte do amanhã. O idealista é o viciado que toma o amanhã nas veias, aspira-o, esfrega-o nos olhos e gengivas. No entanto, dizemos: “está difícil”, “a vida está dura”, “assim não é possível”, “esse país não tem mais jeito”, mas no dia seguinte, amarfanhados, caminhamos junto ao mar para saudar a aurora. Sábia é a natureza, nos dizem. Olhai os lírios do campo, eles passam a vida tecendo e fiando a manhã. E o jardineiro que parece um perverso podador, tão-somente antecipa a floração da vida com suas lâminas de dor. Em busca do amanhã as cobras perdem sua pele. Penas caem na muda da plumagem airosa dos airões. Em busca do amanhã uma nave passou por Marte e segue rumo a Urano. E se acabarem com o amanhã aqui, ele continuará com outros seres menos ferozes em outras galáxias, mais humanas, talvez. Deus é o renovado amanhã. E o ano mais uma vez termina. E estamos comendo e bebendo as horas que faltam e ansiando por um novo dia. Oh, amanhã! Os que vão viver te saúdam.”

— Na espera do amanhã.


“Poderia ser só uma grande amizade. Mas não, eu tinha que me apaixonar por você né. È que você é completamente babaca e me conhece tão bem ao ponto de saber que eu gamo em idiotas. Não sei o que vi em você, só sei que não consigo ver isso em mais ninguém. Porra, eu devo ter probleminhas, né. Tu é muito complicado, cara. Mas eu sou uma idiota mesmo, palmas pra mim. Consegui ter a capaciadade de me apaixonar por ti. Me apeguei rápido á você e acabei me ferrando. Que merda. Tá, chegamos até a ficar juntos e acabou que não deu certo, mas vamos pular essa parte. Sai da minha mente, caraca. Até a um tempo atrás, eu tinha medo de bicho papão e, hoje, eu tenho medo é desse sentimento ridículo que eu sinto por você. Tá me assustando, caralho. Eu sinto falta, mas você não precisa saber até porque não é porque eu te amo, que vou ficar me humilhando. Ah, todos sabem que eu me fudi contigo. To com a minha parte sentimental ferrada e eu nem sei como arrumar isso. Isso já era de se esperar, nem posso ficar surpresa. Minha vida está muito sem noção sem você, ainda mais sabendo que você está com outra. Confesso que fiquei com o coração apertadinho quando fiquei sabendo. Mas é melhor ignorar pra não mandar tomar no cu. E eu achando que com o tempo eu iria te esquecer. O tempo não cura tudo. Aliás, o tempo não nada, só tira o principal centro das atenções.”

— Cuidado, é fácil perder algo que você não está procurando.


Segredos - Frejat

Eu procuro um amor
Que ainda não encontrei
Diferente de todos que amei...

Nos seus olhos quero descobrir
Uma razão para viver
E as feridas dessa vida
Eu quero esquecer...

Pode ser que eu a encontre
Numa fila de cinema
Numa esquina
Ou numa mesa de bar...

Procuro um amor
Que seja bom prá mim
Vou procurar
Eu vou até o fim...

E eu vou tratá-la bem
Prá que ela não tenha medo
Quando começar a conhecer
Os meus segredos...

Eu procuro um amor
Uma razão para viver
E as feridas dessa vida
Eu quero esquecer...

Pode ser que eu gagueje
Sem saber o que falar
Mas eu disfarço
E não saio sem ela de lá...

Procuro um amor
Que seja bom prá mim
Vou procurar
Eu vou até o fim...

E eu vou tratá-la bem
Prá que ela não tenha medo
Quando começar a conhecer
Os meus segredos...

Procuro um amor
Que seja bom prá mim
Vou procurar
Eu vou até o fim...

Eu procuro um amor
Que seja bom prá mim
Vou procurar
Eu vou até o fim...


“Acho que deveríamos parar por aqui. “Parar o quê?” Parar com essa coisa de sms de madrugada, esses “eu te amo inesperados” se é que me entende. Parar. Parar com essas promessas e esses apelidos toscos. Sei lá, parar. Promessas, abraços, essas coisas que já sabemos o fim. Não é você, sou eu. Eu e meus problemas paranoicos de amor, eu e meus problemas de achar que temos algo. Porque não temos. Não temos nada além do que aquele relacionamento sem compromisso, aqueles relacionamentos “modinha”, mas o problema que eu não gosto da modinha. É bom? É, demais. E é exatamente esse o problema. Eu vou te amar, eu vou sentir ciúmes de novo. E mais uma vez quem vai sair ferido sou eu. Então é melhor parar, parar com essa coisa de fingir que temos algo, porque porra, não temos.”

segunda-feira, 19 de novembro de 2012


Mas chega. Hoje decidi que estou prestes a assumir meu coração vazio. Não decidi isso movida por uma grande coragem ou por um momento de iluminação. Nada grandioso aconteceu. Apenas sinto que dei um pequeno, quase imperceptível, passo para uma vida mais madura. Eu simplesmente não suporto mais pintar o céu de cor-de-rosa para achar que vale a pena sair da cama.
Tati Bernardi. 


Eu queria te contar que agora não dói mais. Só que agora não importa tanto o que você vai pensar sobre isso. Queria que você soubesse que já vi nossos filmes milhares de vezes e nem chorei. Ok, chorei. Mas pelo filme, e não por você. Queria que você soubesse que tirei a poeira das nossas músicas, e que as ouço quase todos os dias. Porque elas me faziam mais falta do que você fez. Os nossos lugares não são mais nossos. Eu já voltei lá com outras pessoas, e escrevi lá outras histórias… Eu estou aprendendo a tocar violão. E a primeira música que toquei foi aquela música que era uma espécie de hino pra nós dois. Ela é tão linda… E sim, ela continua sendo muito nossa e lembrando demais você. Mas ainda sim, não dói. Você não pergunta essas coisas, mas sei que gostaria de saber. Porque te conheço. E isso não mudou. Do mesmo jeito que adivinhei as coisas ruins que você aprontaria, eu sei as coisas boas que ficaram aí em você e te fazem lembrar de mim. Porque a vida segue. Mas o que foi bonito fica com toda a força. Mesmo que a gente tente apagar com outras coisas bonitas ou leves, certos momentos nem o tempo apaga. E a gente lembra. E já não dói mais. Mas dá saudade. Uma saudade que faz os olhos brilharem por alguns segundos e um sorriso escapar volta e meia, quando a cabeça insiste em trazer a tona, o que o coração vive tentando deixar pra trás.
Caio Fernando Abreu


Eu não sou legal, não mesmo. Acho que sempre tenho razão e quando minhas previsões dão certo olho com a cara mais abominável do mundo, dou um sorriso irônico e falo o clássico eu-te-avisei. É que, em geral, eu tenho razão. Essa é a primeira –e mais importante – coisa que você precisa aprender a meu respeito. Não sei receber elogios, fico sem saber o que fazer, me atrapalho e acabo trocando de assunto – quando não troco as pernas e tropeço em algum canto de mim. Sorrio para disfarçar desconfortos. Se eu não gosto de você é bem provável que você tenha medo do meu olhar. E eu posso simplesmente não gostar de você de graça. Se eu gostar de você aviso de antemão que você é uma pessoa de sorte. Eu me entrego. Quem vive comigo sabe. Quem convive comigo sente. Eu amo poucos. Mas esses poucos, pode apostar, amo muito.
Clarissa Corrêa.


Você é complicado demais, Enzo. E quando eu acho que sei do que você está falando, eu me engano. Você usa meio termo pra tudo. Até pra falar de amor. De amor, cara. Cadê a sensibilidade humana? Me diz. Não existe em você. Mas o mais engraçado e estúpido também, é que eu me pego pensando em você e gostando… E amando. Até aquele defeito mais cruel que você tem… Há… Isso me deixa maluquinha. Você sabe do que estou me referindo? Do jeito absurdo de olhar para o lado e dar uma risadinha sínica. O que é isso que você tem garoto? Me diga. Viu? Viu só como você me deixa perdida. Você me faz ter mil perguntas, Enzo. Eu me complico demais com você. Mas o pior é que eu gosto de você. Um tanto que.. Porra.. Como explicar, Enzo?
Enzo e Lana





O ruim de ficar tanto tempo solteira é que você vê muitas coisas que não devia. Ou que todas deviam ver, não sei. E acredita cada vez menos em relacionamentos, lealdade, confiança. Tem vontade de ser solteira pra sempre, só pra não ter que passar por tudo aquilo que você já conhece de trás pra frente, ainda que ter alguém faça falta todo dia. Porque ter alguém também faz decepção, de sobra. E eu não tô afim. Vejo todos os dias os caras comprometidos, perdendo completamente a linha por aí. Colocando a namorada no bolso, sem o mínimo de respeito ou consideração, pegando amiga, prima e depois se declarando nas redes sociais. E me dá nojo definitivamente, não é isso que eu quero pra mim. Não tô generalizando. Tô lamentando o que eu mais vejo na minha vida. Lamentando a morte da minha esperança de amor e coisas bonitas.


Por favor, se preocupe com você, com a sua vida, com seus sonhos que foram assassinados, com seus planos que foram cortados com tesoura e não podem mais ser remendados e colados com cola em bastão. Por favor, deixa os outros pra lá, você não vai salvar ninguém. É sério, não vai.
Clarissa Corrêa  


Resolvi aceitar algumas coisas da vida, sem dor. Ninguém vai ser como você sonha, não espere consideração nem que os outros façam o que você faria. Não espere que valorizem seu esforço. Não espere que lhe ofereçam a mão. Apenas viva. Aceite que é preciso deixar o orgulho de lado e dizer preciso-de-você-agora. É preciso entender que o outro é diferente e de vez em quando ele vai lhe magoar (e você precisa lidar com isso, senão vive só). Não espere compreensão. Não espere que a vida seja fácil. Nem sempre ela é. Não espere para viver, tem coisa que não volta.
Clarissa Corrêa. 


Minha vontade é que ele me pergunte se quero um pouco de chá gelado e se eu gostaria de ver um dos seus filmes estirada nas grandes almofadas… Eu mais uma vez me pergunto como é mesmo que se faz a coisa mais profunda do mundo com total superficialidade. Como é que se ama sem amor? Como é que se entrega de dentro de uma prisão? Nunca soube.
Tati Bernardi


— Tem certeza do que está fazendo?
— Não.
— Então por que faz?
— Porque não dá pra ficar parado esperando as dúvidas serem respondidas com o vento. Uma hora a gente tem que arriscar um caminho qualquer mesmo sem ter certeza dele. Só pra ver se com sorte aquele não é o certo.
— E se não for?
— Aí eu digo “pelo menos eu tentei”.

João Pedro Bueno, Sabedorias.


Erraremos outra vez. Você sabe, eu sei. Todos sabem, é pura lógica. Nossa lógica. Lógica que amamos de pouco em pouco. Mas mesmo assim, amamos. Puro clichê enjoativo complexo. Grifem o clichê, por favor. Nos amamos na sorte. Se dermos sorte, ficaremos juntos. Se não, azar. Você aceita? Aceita amar assim, sem história e sem um futuro promissor, aceita? Amar no escuro. Me dê sua mão, feche os olhos e vamos. Vamos para qualquer lugar. Sem regras. Vamos nos amar sem o amor que foi ensinado nos filmes que você assiste, costumeiramente. Amar sem amor. Vamos tentar. Se não der certo, tudo bem. Quem sabe, choraremos as nossas mágoas no mesmo bar.


A cada dia que passa, uma pequena parte da sua vida fica para trás. Não importa o que aconteceu, mais um dia passou, e tudo o que você fez ou deixou de fazer já não importa, ficou para a memória e aos poucos será esquecido. As brincadeiras, as amizades, os tempos que você não tinha preocupações, antigos amores, pessoas especiais, tudo isso vai ficando para trás, na memória, na saudade.
Aos poucos tudo passa, sem você perceber


Você nunca vai entender. Esse é o problema. Sei que venho tentando salvar esse protótipo de relação que temos faz tempo, buscando desculpas por meio de frases clichês que dizem que o amor não deve morrer, mas hoje eu vejo o que você quis dizer quando bateu o telefone na minha cara. Não é falta de amor: é a simples inexistência dele. Você disse que não saberia o que fazer caso eu fosse embora, disse que os céus se tornariam negros e que nada teria graça sem meu riso, mas você não entende. Você nunca sentiu medo. Você nunca soube o que é segurar o corpo com as mãos e o mundo com as costas. Se a Terra explodisse amanhã, se acontecesse uma segunda Peste Negra, se Hitler reaparecesse das trevas caçando todos os morenos insensíveis do planeta… Você não iria pestanejar. Você não sabe o que é sentir as mãos tremeram e o estômago se apertar por não saber o que vai acontecer. O problema é esse: você sempre soube demais. Você tem certezas demais sobre tudo, e isso te dá segurança nos momentos de aperto. Se nem mesmo uma guerra nuclear te causa receio, porque me perder causaria? Viu? Eu te disse que nunca daria certo. Você nasceu sendo assim, com o ego maior que o corpo. Faz parte do que você é. Não me entenda mal… Só que eu sei o que é sentir pavor quando o sol desaparece no horizonte. Eu sei como é precisar trancar a respiração, porque a entrada do ar te dá calafrios. Eu sinto medo. Sinto pavor. Pânico. E eu conheço você. Sei que a qualquer momento você pode apenas dar as costas e ir embora, sem piscar, sem sentir remorsos. Você nunca sentiu medo, e eu não quero viver na margem do erro. Você nunca sentiu medo, e eu preciso de alguém que não vá rir quando eu der um passo para trás. Você nunca sentiu medo, e eu fecho os olhos porque cada grão de poeira fora do lugar me assusta. Você nunca desejou bem maior do que a si mesmo, e eu me contentaria em sorrir umas duas vezes ao dia. Eu sempre quis o mundo, e você disse que se realizaria em manter os braços sobre mim. Você não entende nada, e eu sempre achei que soubesse de tudo. Mas você me provou que eu estava terrivelmente errada… Sei o que é certo e errado, sei em que lugar pôr acentos e quais palavras dizer. Mas ainda não aprendi a colocar pontos finais. No lugar mais escuro da minha alma, resta a certeza mais sombria que já me ocorreu… Você ainda me confunde.
Ana F

quinta-feira, 15 de novembro de 2012


E era por isso que odiava relacionamentos, você sabe como eles acabam, um dia você acha o seu mundo o paraíso, com borboletas no estômago, sorrisos bobos, no estilo “A fantástica fábrica de chocolate.” e no outro, seu mundo é só uma pintura vazia com pontinhos brancos no meio de tudo preto.
Orquestrando.  


Professor: Hoje, eu vou provar pra vocês que se Deus existe, ele é mal. Deus criou tudo que existe? (pausa)
Professor: Se Deus criou tudo... então ele criou o mal. O que significa que Deus é mal — um garotinho lá atrás levanta a mão —
Garoto: Com licença, Professor... o frio existe?
Professor: Que tipo de pergunta é essa? Claro que ele existe. Você nunca teve frio?
Garoto: Na verdade, senhor, o frio não existe. De acordo com as leis da física, o que nós consideramos frio é, na realidade, ausência de calor — o garoto continua — Professor, a escuridão existe?
Professor: Claro que existe.
Garoto: Você está errado, senhor. A escuridão também não existe. A escuridão, na realidade, é a ausência de luz. A luz, nós podemos estudar, mas não a escuridão. O mal não existe, é a mesma coisa da escuridão e do frio. Deus não criou o mal. O mal é resultado do que acontece quando o homem não tem o amor de Deus presente em seu coração — o garoto se senta —
Professor: Como é seu nome, garoto?
Garoto: Albert Einstein, senhor.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012


É bem provável que você ainda se apaixone umas cinco vezes durante o restante da sua vida. Chore por “amor” algumas tantas outras. E diga “Eu te amo” para alguém em alguns momentos. Mas, sempre irá haver uma pessoa, não uma simples pessoa. É aquela bendita pessoa, que vai te fazer perder o sono, ouvir músicas estúpidas, sorrir para o cachorro Pit Bull do vizinho, ler piadas para saber como fazer tal pessoa rir, assistir filmes que não gosta, e aprender a cozinhar. Não é uma tarefa fácil. Até porque, estudos comprovam que não é sempre que ficamos com quem amamos de verdade. De qualquer modo. Cuida dessa pessoa direitinho, aproveita cada bobagem. Vale a pena.
Orquestrando.  


Todos os capítulos que continham algum fragmento seu, rasguei e queimei. Mas agora está meio vazio, meio que incompleto. Parece que ficou avulso e sem sentido sem suas páginas. Diminuiu o volume e ficou vago. Só restando uma história de amor, sem amor.
Carol Alves, Promisse.


E então, bateu a pressa. A gente sempre sabe quando as coisas terminando, e mais cedo ou mais tarde a gente começa a desconfiar que não se tem mais tempo pra nada. O que era tão cedo, se tornou tarde demais. E não existe nada pior que o tarde demais. Quanto tempo dura o nunca meu caro? Quanto dura o para sempre. Bateu a pressa, porque embora tivessemos ideia de que era muito cedo, tinhamos certeza de que era tarde demais.



Quero você aqui, no meio das minhas coisas, meus livros, discos, filmes, minhas ideias, manias, suspiros, recortes. Respirando o mesmo ar e todas coisas que alimentam àquela nossa, tua, minha inesgotável saudade. Entra, não pergunte se pode ficar. Vem e fica. Vai e volta.
Gabito Nunes.


Eu quis tanto ser a tua paz, quis tanto que você fosse o meu encontro. Quis tanto dar, tanto receber. Quis precisar, sem exigências. E sem solicitações, aceitar o que me era dado. Sem ir além, compreende? Não queria pedir mais do que você tinha, assim como eu não daria mais do que dispunha, por limitação humana. Mas o que tinha, era seu.
Caio Fernando Abreu 



Você me deixa meio perdida. Tudo bem que eu sempre fui um pouco desnorteada com a vida, mas você piora isso. Você me deixa completamente confusa. E o pior é quando você me deixa com vontade de perder o mundo todo, menos você. Ou quando me deixa com vontade de ter o mundo todo, e não você. É complicado. Você me deixa perdida em saber o que eu quero. Porque quando eu acho que é você, você prova que não é. Você prova que não pode ser. Mas é você quem sempre me segura, é você que me amarra. Mesmo quando você faz questão de não ser você, ainda é. Você me deixa completamente perdida. Você me pede pra saber o que eu quero, mas eu não tenho certeza do que você quer. Porque você muda seu humor, seus hábitos, seus costumes, seus gostos. Você vive pra mudar porque não sabe o que quer ser. Sabe o que quer, mas não sabe se vai ou se fica. Você vive reclamando desses meus defeitos, mas você faz igual. Se eu chego perto, você foge. Se eu fujo, você volta. Você é perdido e é confuso. E eu sou exatamente como você. Só que numa versão melhorada.
robin and stubb. 


É tão ridículo assim alguém se apaixonar? Olha, baseado nos sintomas tradicionais que andei desenvolvendo nas últimas semanas, eu não usaria exatamente a palavra “ridículo”, a não ser que você ache todos os hospitalizados uns patéticos fingidos. Mas quando as coisas não rolam, quando não há qualquer sinal de correspondência, a sensação é mais ou menos um saco, como um resfriado mal curado. Você não consegue ir a lugar algum sem espirrar sua doença na cara dos outros. Não há antibióticos contra a paixão.
Gabito Nunes 

Template by:
Free Blog Templates